Gravando a trajetória de objetos em queda livre nos permite extrair suas equações do movimento e, em particular, determinar experimentalmente o valor da aceleração gravitacional, g, próximo a superfície terrestre.
Afirma-se que Isaac Newton estava sentado embaixo de uma macieira e foi atingido na cabeça por uma maçã que caiu, que desencadeou a compreensão necessária para chegar a lei universal da gravitação de Newton. Assim, nós também deixamos cair uma maçã para esta experiência. Mas apenas para se divertir usamos um computador Apple. Ele faz um barulho melhor quando atinge o chão.
Tamanho grande, (1.2 MB, com som) ou Tamanho pequeno (0.4 MB, sem som) versões disponíveis.
Por favor note: Se você estiver usando uma linha telefonica para fazer este experimento, tenha em mente que pode demorar alguns segundos entre dois frames consecutivos do vídeo que você está digitalizando. Por favor não fique impaciente. Você pode ver quando o próximo frame está pronto observando a área de texto: assim que o resultado do seu último clique aparecer, o próximo frame está pronto para ser processado.
Você pode exibir os pontos que você já digitalizou clicando no botão “Plot y(x)”. Ele vai se tornar vermelho e mostrará os pontos sobrepostos no vídeo. Clicando no mesmo botão esconde os pontos digitalizados.
Você também pode plotar a trajetória como uma função do tempo clicando no botão “Plot y(t)”. Clicando no botão “Digitalizar” te levará de volta ao modo de coleta de dados.
y(t) = a + b·t + c·t2
aos seus dados. O coeficiente c será g/2, onde g é a aceleração gravitacional próximo a superfície terrestre. (Por que?)
Agora produza um gráfico através de seu programa ou capturando a tela do aplicativo.
Nenhum comentário.
Sorry, the comment form is closed at this time.