Pêndulo
              
                
              
                                           
              
                                
                                
              Propósito do experimento
O Pêndulo é o exemplo clássico para um oscilador. Seu comprimento determina o período de oscilação – Usando a aproximação para pequenas amplitudes. Este experimento tem dois objetivos:
- Medir o período de oscilação tão acurado quanto possível
 
- Verificar se o período de um pêndulo real depende da amplitude de oscilação.
 
Instruções para executar o experimento
- Execute o applicativo Java clicando neste botão :
 
JavaLab (Será aberto em uma janela separada)
 
 
 
Por Favor note: Cada vez que você recarrega o aplicativo, ele irá utilizar um pêndulo de comprimento diferente. Então tenha certeza de que você fará todas as medidas sem fechar a janela.
- Pegue a esfera vermelha do pêndulo com o mouse e a mova para o ângulo inicial desejado. (Enquanto você arrasta o pêndulo, o ângulo será indicado em azul.) Comece com um ângulo pequeno. Assim que você soltar o pêndulo, o cronômetro controlado por computador irá as you let go of the pendulum, the computer-controlled iniciar a contagem de tempo.
 
- Você pode parar o cronômetro precionando a tecla “s” no seu teclado. Você também pode medir “tempos-de-volta” pressionando as teclas “1“, “2“, ou “3” no seu teclado.
 
- Na primeira série de medidas, conte 10 oscilações completas do pêndulo e meça o tempo. Repita este procedimento 5 vezes, cada vez começando com o exato mesmo ângulo, e escreva os tempos medidos. Em geral você deve esperar algumas diferenças entre as suas medidas individuais, por causa do seu tempo de reação ao pressionar as teclas no teclado.
 
- De suas medidas você pode declarar agora o valor do período, T, e sua incerteza. Desde que você saiba a relação entre T e o comprimento do pêndulo, L, você também pode dar um valor para L.
 
- Agora que nós temos T na aproximação de pequenas amplitudes, vamos repetir o mesmo experimento para maiores amplitude. Para esta parte do experimento, você deve medir T para ao menos 6 diferentes ângulos iniciais entre 0 e 90 graus usando a técnica descrita acima.
 
- Produza um gráfico do período como uma função do ângulo inicial.
 
- Finalmente, escreva o relatório com seu editor de texto favorito e envie por email como anexo para seu professor.
 
- 
Observação: Você pode querer saber porque nós precisamos repetir 5 vezes as medidas das 10 escilações ao invés de medir 50 oscilações de uma vez. A resposta é que este pêndulo, como todos os pêdulos reais, tem amortecimento. E assim a amplitude lentamente diminui com o tempo. Enquanto este efeito é aceitável durante 10 oscilações, não é duranto 50.
 
              
                
				
                
                 
                
                
               						 
        							
	Nenhum comentário.
Sorry, the comment form is closed at this time.